quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Biomedicina - Nova profissão

      A Biomedicina é uma das mais novas profissões da área de saúde, ela dedica-se ao conhecimento da estrutura e função do organismo humano, aos mecanismos causais das doenças, aos métodos de investigação científica e de análise complementar de diagnóstico, à análise química e microbiológica do meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
   Biomedicina envolve, basicamente, três segmentos: a pesquisa – tanto empírica como aplicada á melhoria da qualidade de vida, o ensino e a docência – especialmente no ensino superior e o diagnóstico – nas suas mais diversas formas, como o laboratorial, o genético, o por imagem entre outros.
  O curso de biomedicina tem duração de quatro anos e  serão ministradas as disciplinas de embriologia, anatomia humana, bioinformática, biofísica, Embriologia humana, metodologia cientifica, bioquímica básica e médica, fisiologia humana, inumologia básica e médica, microbiologia, epidemiologia e saúde pública, patologia, parasitologia médica, hematologia, hemoterapia, sorologia, bacteriologia médica, micologia médica, fluidos corporais, farmacologia, virologia médica, genética geral, molecular, humana e médica, entre outras.

 Curiosidade: A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal n° 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal n° 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais de Biomedicina. O biomédico é oficialmente reconhecido como profissional da área de saúde (Resolução no. 287 de 08/10/1998 do Conselho Nacional de Saúde CNS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário